Bancários do Rio realizam protesto contra demissões no Itaú

Os bancários realizaram na última segunda-feira, dia 5, em frente à agência Rio Branco, esquina com Buenos Aires, mais um protesto contra as demissões no Itaú. Em pouco mais de um mês oito trabalhadores foram demitidos pelo banco

O Sindicato dos Bancários do Rio tentou solucionar o problema através de negociação, mas a direção da empresa manteve sua intransigência e insiste na política de demissões. “Vamos intensificar a nossa luta em defesa do emprego. Nada justifica essas demissões, ainda mais com os lucros absurdos do Itaú”, disse a diretora do Sindicato Adriana Nalesso.

Durante o protesto, o Sindicato distribuiu para a população o tradicional “sopão da miséria” e recebeu o apoio de clientes e usuários que presenciaram o ato.

Programa Agir

Os sindicalistas acusaram a direção do Itaú de usar o Programa Agir (Ação Gerencial Itaú de Resultados) e o Código de ética do banco como instrumentos para dispensa de funcionários. “O Programa Agir é uma estratégia terrível que resulta em pressão psicológica através de metas absurdas e é utilizado como forma da empresa tentar justificar mais demissões”, denuncia o diretor Carlos Maurício.

A categoria promete intensificar a mobilização em defesa do emprego e não está descartada a possibilidade de paralisações, caso o banco continue com sua política de demissões.

Fonte: Sindicato dos Bancários do Rio