UJS realiza etapas do Congresso no RS
Apesar de muito frio, jovens de Alvorada, Caxias do Sul e Porto Alegre realizaram atividades para o Congresso da UJS.
Nos dias 10 e 11 de junho acontece o Congresso Estadual da UJS do Rio Grande do Sul.
Publicado 22/05/2006 09:47 | Editado 04/03/2020 17:12
Apesar do frio intenso do último domingo gaúcho, jovens de Alvorada, Caxias do Sul e Porto Alegre se reuniram ontem para os debates do Congresso da União da Juventude Socialista.
Em Caxias do Sul, a UJS realizou o maior Congresso de sua história, com a participação de estudantes, jovens trabalhadores, movimento hip hop, entre outras "tribos" juvenis. O Congresso contou com a presença da Vereadora do PCdoB de Porto Alegre, Manuela D'Ávila, que é presidente estadual da UJS.
Já em Porto Alegre, com a presença de Marcelo Gavião, Vice-presidente nacional da UJS, os jovens se reuniram para um bate-papo no hotel Master.
Gavião falou do histórico de lutas da UJS, à partir de 1984, como a conquista do Voto aos 16, bandeira levantada pela entidade para garantia de maior participação política da juventude, passando pelo "Fora Collor" e a luta contra o neoliberalismo de FHC. "A luta de hoje é para fazer o país andar pra frente. Nossa geração que sofreu as duras conseqüências do neoliberalismo de FHC, não pode retroceder. Nestas eleições, devemos apresentar a nossa plataforma de juventude para o Brasil avançar mais", disse Gavião.
A Vereadora Manuela lembrou do momento por que passa a juventude no mundo, dizendo que estamos vivendo o quadro da "reaparição de Hitler", comparando-o ao presidente norte-americano George Bush. "A grande luta da juventude no mundo é pela Paz", disse.
Manuela falou também sobre a grande bandeira da UJS de defesa do socialismo. "Ser socialista é ser 'coletivo' e ser de esquerda é ser alegre, pois nossa luta é pela conquista da felicidade. Temos que nos orgulhar de fazer parte dessa organização que é revolucionária" falou Manuela.
De Porto Alegre
Sônia Corrêa