Vietnã: Mais de 450 mil empregos foram criados em um ano

De acordo com o Ministério do Trabalho, Invalidez de Guerra e Asssuntos Sociais, o país criou em um ano cerca de 450 mil novos empregos, entre eles cerca de 21 mil vagas no estrangeiro, revelou hoje a Agência de Notícias Vietnã.

O desenvolvimento sócio-econômico facilitou a criação de novas empresas e novos projetos com investimento estrangeiro tornaram-se operacionais. Isso abriu novas oportunidades de emprego para milhares de trabalhadores. Além disso, abriu-se financiamento para novos empréstimos por parte do governo, criando ainda mais empregos.

Segundo a agência, cidades como Quang Ninh, Da Nang, Hai Duong e Can Tho foram os locais onde a necessidade de mão-de-obra teve maior importância. As estatísticas do Ministério mostraram que, em julho de 2005, a nação tinha 44,3 milhões de trabalhadores, cerca de 53,4% da população. 43 milhões deles (97,9% da força de trabalho) estavam empregados.

A estrutura do trabalho mudou. O número de trabalhadores aumentou nos setores industrial, de serviços e de construção civil, caindo no setor agrícola.

O vice-ministro Le Duy Dong disse que a criação de novos empregos para os trabalhadores era uma questão urgente e ainda muito necessária. A demanda excede ainda a oferta de empregos. A qualificação dos trabalhadores também aumentou, mas o número de trabalhadores que ainda não freqüentam cursos de treinamento ainda é bastante alta.

Fonte: Agência de Notícias Vietnã