Cajueiro da Praia no litoral piauiense encanta pela sua beleza natural
Com 66km, o litoral do Piauí é um dos mais fascinantes e promissores do Brasil na atualidade. Entre as várias cidades que formam o litoral do Estado, temos Cajueiro da Praia, município localizado a 440 km de Teresina
Publicado 11/05/2006 09:30 | Editado 04/03/2020 17:02
A natureza, teimosa do jeito que é, caprichou de forma exagerada ao criar o Cajueiro da Praia e suas belezas nativas, exagerou tanto que é o Peixe-Boi Marinho, um animal de sensibilidade aguçada, escolheu a calma e limpeza da sua baia para viver, entre tantas outras do Nordeste brasileiro.
Para chegar ao Cajueiro da Praia, o visitante pode utilizar a BR-402, que liga Parnaíba (PI) a Chaval (CE), que também é utilizada pelas empresas de ônibus para fazer o trajeto entre Fortaleza (CE) e Parnaíba.
As praias de Cajueiro da Praia, Barra Grande e Barrinha, são extremamente limpas, preservadas e de extrema beleza, chegando algumas, quase à perfeição. Perde-se de vista a imensidão de coqueiros existentes nestas praias, que balançam ao ritmo da calma brisa vinda do mar. O nascer do sol é um dos momentos mágicos do lugar. É tanta beleza, que hipnotiza aqueles que não estão acostumados com visões de como deve ser o paraíso. Os muitos azuis do céu, misturados aos verdes do mar e da vegetação, deixam ofuscados os olhos dos visitantes na terra do Peixe-Boi.
A culinária especial de Cajueiro da Praia
Diversificada, colorida, saborosa e picante, estes são alguns atributos que a cozinha cajuerense conquistou ao longo dos anos, misturando aos pratos típicos da região, um toque de hospitalidade e simpatia que os visitantes só encontram na orla mais preservada e paradisíaca do litoral piauiense.
Araia, Sururu, Ostra, peixes, camarão, lagosta, estes são apenas algumas iguarias da rica culinária do município, soma de sabores e do colorido dos pratos típicos da região. O Sururu, marisco muito apreciado e consumido pelos nativos da cidade, também é bastante procurado por turistas, já que o alimento é rico em nutrientes e é considerado pela maioria dos nativos como um prato afrodisíaco.
A ostra, crustáceo amplamente degustado em bares e restaurantes, é outro alimento igualmente apreciado por turistas e cajuerenses. Consumida ainda na sua carapaça de proteção, a ostra geralmente é acompanhada de limão e sal, e pode ser servida cozida ao leite de coco, prato bastante procurado, principalmente pela energia e sabor forte que a ostra proporciona. O famoso Camarão ao Alho e Óleo do Cajueiro da Praia já conquistou fama nas cidades vizinhas, inclusive de outros Estados, principalmente pelo sabor inigualável dos pratos preparados na região. Quem nunca provou o conhecido camarão cajuerense, não sabe o que o mar abençoado desta parte do litoral do Piauí produz. É imperdível.