Argentina apresentará processo contra Uruguai em Haya
O governo da Argentina informou hoje que apresentará amanhã na Corte Internacional de Haya o seu recurso contra o Uruguai pela construção de duas fábricas de celulose. A informação é da Chancelaria de Buenos
Publicado 04/05/2006 15:49
O embaixador argentino em Holanda, Santos Goñi, e a diretora do Departamento Legal da Chancelaria, Susana Ruiz Cerutti, que viajou a Buenos Aires, apresentaram o pedido ao tribunal. Na apresentação, o governo insistirá que as fábricas de celulose que são construídas sobre o Rio Uruguai, fronteira entre os dois países, violam os direitos humanos dos habitantes de Gualeguaychú, a 223 quilômetros ao noroeste de Buenos Aires.
As fábricas de celulose são construídas em Fray Bentos, cidade vizinha a Gualeguaychú, baseado num acordo firmado entre ambos países em 1975, que contempla apelar a este tribunal internacional em casos de divergências limítrofes. Também será solicitado que o Uruguai suspenda as obras até que a Corte Internacional se pronuncie, mas os funcionários argentinos adiantaram que consideram difícil ser aceito este pedido.
Da Redação
Com agências
Com agências