Lula anuncia no Rio a auto-suficiência em petróleo do Brasil
No dia 21, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará no Rio de Janeiro para anunciar a chegada do Brasil à auto-suficiência em petróleo. Lula estará no Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora – Próximo
Publicado 19/04/2006 20:16 | Editado 04/03/2020 17:06
A auto-suficiência em petróleo é um marco histórico para a Petrobras e para o país. Com ela, a disponibilidade de petróleo produzido nos campos nacionais terá volume igual ou superior ao que pode ser processado nas refinarias, atendendo a demanda do mercado brasileiro.
O Brasil produz, hoje, em média, 1 milhão 700 mil barris diários. Com a entrada da P-50 e do FPSO Capixaba, no campo de Golfinho, no Espírito Santo, ainda no primeiro semestre, a produção ultrapassará, até o final do ano, o consumo médio estimado para 2006, que é de 1 milhão 910 mil barris.
Festa
Para celebrar a conquista da auto-suficiência, a Petrobras irá realizar uma grande festa para os cariocas. Neste domingo, dia 23, haverá show de Zeca Pagodinho a partir das 19 horas na Praia do Flamengo (em frente à rua Tucumã). A abertura será do grupo Afro Reggae e o encerramento, com a bateria da Mangueira.
O Grupo Cultural Afro Reggae utiliza a arte, a cultura afro-descendente e a educação para promover a inclusão social. A Petrobras patrocina uma série de atividades sócio-culturais em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, que formam aprendizes e criam grupos artísticos, como a Trupe de Teatro Afro Reggae e a Banda Afro Lata.
A bateria da Mangueira que fechará a noite de comemorações em grande estilo também é parceira da Petrobras. Com o projeto Centro Cultural Petrobras, na quadra da escola de samba, os moradores do Morro da Mangueira e adjacências realizam oficinas e são preparados para o mercado de trabalho.
Haverá comemorações também em São Paulo e na Bahia. Na capital paulista o show será do Skank, na Praça da Luz. A Orquestra do Amanhã, do Instituto Baccarelli, que tem patrocínio da Petrobras, fará a abertura do evento. Na Bahia, a noite começa com o cantador Bule-Bule, em seguida terão as apresentações da percussão mirim do Ilê Aiyê, do grupo Olodum e do Araketu. O Jota Quest encerrará a noite.