Governador do Piauí doa terras para construção de Casa de Saúde Indígena
O Piauí tem algo mais a comemorar no Dia do Índio. O governador do Estado, Wellington Dias (PT), tem cara e sangue indígena. Hoje (19) Wellington fez o lançamento da IV Semana do Índio no Museu do Piauí. Com a presença de representantes de í
Publicado 19/04/2006 21:23 | Editado 04/03/2020 17:02
"Eu carrego com muito orgulho nas veias o sangue indígena". Esta foi a fala do governador ao discursar sobre a importância de se comemorar o dia do índio. Afirmou também que seu papel como governador do Estado é promover estudos para descrever e analisar a situação do índio na atualidade. "Devemos resgatar e melhor contar a trajetória de vida desse povo que tanto contribuiu e contribui culturalmente para nossa sociedade".
Presentes na solenidade, remanescentes indígenas da comunidade Itacotiara de Piripiri defenderam a doação de um terreno para a comunidade já que vivem em terreno emprestado pela prefeitura do município. 22 famílias compõem a comunidade que sobrevive da agricultura e do artesanato. Antonio Ferreira da Silva, morador do local diz que "temos escola, temos posto de saúde, só falta a terra ser nossa".
O CASAI já existe no Estado e atende geralmente indígenas da cidade de Barra do Corda e Grajaú, interior do Maranhão. Tem por objetivo ajudar a prevenir e tratar a doenças que atingem os indígenas. Lá são tratadas doenças de média e alta complexidade como tuberculose, desnutrição, diarréia, problemas ginecológicos e ate cirurgias. A CASAI funciona em parceria com o SUS.
Severo Eulálio Filho, presidente da FUNASA/PI – Fundação Nacional de Saúde, afirma que o orçamento da construção da nova cede já foi votada pela Assembléia.
A IV Semana do Índio acontece hoje e amanhã no Museu do Piauí, com entrada franca, e possui a seguinte programação:
Às 12h00 – Cinema
-No Coração do Deuses;
-Brava Gente Brasileira.
Dia 20/04/06 no Museo do Piauí
9h00 às 11h20
Apresentação Cultural
BAI – Beleza Afro Indígena – Dança
Palestras:
-Memórias escondida de uma sociedade com Profª Claudete Dias;
-Palestra e lançamento do livro "A Ferro e Fogo – Vida e morte de uma Nação indígena no Sertão do Piauí com o Profº Herculano Morais;
– A identidade Indígena com a psicóloga Anaílda Alves da Silva;
-A realidade Indígena Brasileira com Erismar Constancia da Cruz, índia Timbira e Substituta Chefe do Núcleo da FUNAI de Barra do Corda – MA.
12h00 – Cinema
-O guarani;
-Avaeté:Semente da Vingança.
15h00 – 16h20
Apresentação Cultural
-BAI- Beleza Afro Indígena – Dança;
Palestras
-A saúde da população indígena com Severo Eulálio Filho, presidente da FUNASA-PI
-A distribuição especial das Nações Indígenas com Paulo Machado, poeta e historiador;
-A educação popular em Saúde com Estratégia Facilitadora de Atenção em Saúde Indígena com Laureni França, coordenadora da ANEPS.
Exposições – dias 19 e 20/04/06 no Museu do Piauí
-Fotografia-cenas do cotidiano (SESC);
– Posters "todo dia é dia de índio".
Dia 19/04/06 no Teatro 4 de Setembro
15h30 às 15h45
Preleção com Helder Sousa, antropólogo, assessor da Associação Itacotiara.
16h00 às 17h00
Espetáculo de dança indígena
-Filhos da Terra- grupo de dança do Sesc Parnaíba